Quando falamos em rir/riso, automaticamente nos lembramos do conceito de felicidade. A felicidade está relacionada com elementos ou aspetos que transparecem afetividade positiva, significado e envolvimento (Seligman, 2002) e o rir/riso tem mostrado influência positiva ao nível de felicidade vivida. (J. S. Lee & Lee, 2020) (Seraj et al., 2025)(Ozturk & Acikgoz, 2022).
Qual é a importância do Rir/riso nas nossas vidas e porque é que o rir/riso está relacionado à conexão social com pessoas?
O rir/riso está presente logo desde a infância, no decorrer do primeiro ano de vida, resultando maioritariamente de uma interação a nível físico (fazer cócegas) e evoluindo para um comportamento social, devido ao desenvolvimento cognitivo. O sorrir/sorriso e o rir/riso fazem, assim, parte do desenvolvimento, sendo comportamentos nitidamente importantes nas interações sociais. (Dunbar et al., 2021).
O rir/riso liberta endorfina, que tem uma função aliviadora de stress e da dor, proporcionando ao indivíduo um sentimento de bem-estar(Cleveland Clinic, 2022), e dando-lhe capacidade para interagir socialmente com outros (Pearce et al., 2017, 2018). Assim, a libertação desta substância, através do riso, poderá levar a uma maior predisposição para socializar e criar conexões.
Então pode dizer-se que o rir/riso tem um impacto ao nível do desenvolvimento social, assim como um papel importante na nossa imagem social e no estabelecimento de conexões com outros.
O impacto do Rir/riso ao nível psicológico e fisiológico
O rir/riso tem um impacto positivo seja a nível físico, seja a nível psicológico. De salientar que a nível emocional, se revelam melhorias sobretudo em casos de depressão, ansiedade e stress (com as suas limitações). Igualmente, em pacientes oncológicos a implementação da intervenção do rir/riso de forma pode levar a melhorias ao nível da dor e da fadiga apresentada (Louie et al., 2016).
A nível físico, o rir/riso, em formato de intervenção estruturada, poderá levar, por exemplo à redução de problemas cardiovasculares, pois durante o rir/riso, existe um aumento de batimentos cardíacos, levando a que o coração bata como “se estivesse a fazer exercício (Oliveira & Arriaga, 2022)
O Rir/Riso mostra-se claramente importante para as nossas vidas, então aconselhamo-lo a tentar os seguintes passos e partilhar um connosco uma situação em que se “riu de tal forma que até lhe faltou o ar”: